fbpx

(3 Lições a partir da páscoa e do momento atual)

Este ano de 2020 com certeza vai ficar para a história. Todos nós estamos de certa forma vivendo uma páscoa ( que significa passagem) através deste momento, que com certeza, irá trazer muitas mudanças em diversas áreas na vida e no mundo. Quero deixar aqui, não apenas como cristão, mas como desenvolvedor de pessoas, algumas reflexões sobre o momento atual e o período da páscoa neste mês de Abril. Independente se você é cristão ou não, as analogias que vamos fazer servem para a vida e para entender de uma maneira mais produtiva o momento atual.

1º A Páscoa: É um momento em que se comemora a passagem do povo judeu que saiu da escravidão para a liberdade, mas não sem enfrentar muitos desafios no deserto até chegar à terra prometida. Acredito que nós também estamos em uma páscoa, passando por uma etapa de mudanças que podem nos levar a uma situação melhor. Claro que não sem lutas ou dificuldades como o povo no deserto, mas com certeza podemos ter um olhar otimista se acreditarmos que esta fase é apenas uma “páscoa”, uma passagem para um período melhor em nossas vidas.

2º A cruz: No período da páscoa celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Jesus ficou seis horas crucificado (também fiz um artigo sobre isso), mas não focou no sofrimento, mas sim na redenção. Nós também estamos “crucificados” no sentido de ficarmos estagnados por causa do isolamento social.  Podemos ver isso não no sentido negativo, mas no de transformar este tempo de “crucificação” em tempo de redenção, deixar morrer coisas em nós para que novas coisas venham acontecer a partir destas novas perspectivas. O sofrimento é foco na dor, a esperança é o foco no momento depois que a dor passar.

3º O Ovo da Páscoa: E por último o símbolo do ovo. Existe aquela máxima: “Se um ovo se rompe por uma força exterior, a vida termina. Mas se ele se rompe por uma força interior, a vida se inicia! Grandes coisas começam a partir de seu interior!” A mensagem da páscoa para todas é esta: a mudança de fora para dentro pode fazer muita coisa acabar, mas a mudança de dentro para fora pode ser o começo de grandes coisas em nossas vidas. A diferença é que as externas nem sempre estão no nosso controle, porém, as de dentro estão e quando nos damos permissão para romper com “velhos esquemas” em nossas vidas, uma nova etapa para nós começa! Desejo para vocês uma Feliz Páscoa em todos os sentidos!

Cristiano Moreira Trainer em PNL/NS