fbpx

Havia um homem sábio que ficava sentado na entrada de uma pequena cidade todos os dias. Passou por ali um forasteiro que perguntou ao homem como eram as pessoas daquela cidade.

O Homem perguntou ao forasteiro: ‘Como são as pessoas da cidade de onde você vei?’ E o forasteiro respondeu: ‘ Eram pessoas mesquinhas e briguentas’ , o Homem sábio  disse: ‘ Aqui também  as pessoas são  assim.’ Então  aquele forasteiro se foi.

Mais tarde veio outro forasteiro e fez a mesma pergunta para o Homem sábio e este perguntou a mesma coisa: ”Como são as pessoas da cidade de onde você veio?’ O outro forasteiro respondeu: ‘são pessoas boas e agradáveis’ o Homem sábio  respondeu: ‘Aqui também as pessoas são  assim.’

Assim como percebemos as experiências  da vida, assim é  a vida para nós. Na PNL temos um princípio: “O Mapa não  é  o Território”, ou seja, a nossa percepção  é  diferente da realidade.

O segredo da sabedoria é  ter múltiplas percepções e integrar todas elas em uma percepção que vai ajudar a lidar com os desafios da vida.

Prontos para descobrir quais são as quatro perspectivas vão ajudar você a lidar melhor com as situações e transforma -las em oportunidades superação?

1°O olhar empírico: é  ver as coisas  sem julgamento, como as coisas são. O Primeiro olhar é sensorial e vendo as coisas como se fosse a primeira vez. Isso possibilita você  a abraçar as situações como elas são antes de qualquer coisa. Descreva sem interpretações o que está acontecendo. Use de aceitação esquecendo-se de si e apenas  observando em um aqui e agora.

2° O olhar holístico: Uma visão sistêmica de “Como as coisas funcionam”. Um olhar integrador sem dicotomias e polaridades, mas percebendo a sinergia de como tudo funciona para um bem maior. De Um passo atrás e identifique como os opostos e “contradições” se encaixam em algo que impulsiona você com recursos.

3° O olhar Sagrado: Ter uma visão rica de significados apreciando e admirando a experiência  como sagrada; somos criadores de significados, podemos dar significados  tóxicos, triviais ou sagrados para as experiências. Mesmo as situações difíceis podem ser vistas com um olhar de eternidade e amor incondicional sobre as coisas.

4°  O olhar Transformador: É o olhar que você  tem quando une os três olhares anteriores, mais o olhar de como torná-los  reais na prática. É Preciso disciplina de não  se deixar levar pelo comportamento convencional, e agir de uma forma mais congruente com os outros olhares.Faça  uma visualização  de um futuro  vivendo de acordo com os três  olhares anteriores. 

Os “Quatro olhares” são uma Jornada e um treinamento. O quanto você  deseja ser sábio e superar as situações difíceis ou triviais tornando as mais ricas, é  que vai determinar a sua decisão de aceitar o desafio de ver o mundo com outros olhos!

Aceita o desafio? Sucesso para você!

Cristiano Moreira Trainer e Coach PNL/NS –  Proprietário da Dynamis Treinamentos

Ps.: Os quatro olhares é  tirado do treinamento de Neurossemântica “Despertando a Vitalidade” do Doutor Michael Hall.  Este é outros treinamentos são  promovidos pela Dynamis  Treinamentos.