fbpx

Cada um de nós temos significados e ideias sobre a felicidade, mas você sabe diferenciar as necessidades básicas (sobrevivência, segurança, reconhecimento, autoestima) da verdadeira felicidade que vem além destas gratificações? O que vem depois destas necessidades satisfeitas? Se você não sabe ao certo ou deseja diferenciar a verdadeira felicidade humana dessas gratificações, veja estas sete coisas que não te disseram sobre a Felicidade:

1° Não te disseram que mesmo que suas necessidades básicas sejam satisfeitas, a verdadeira felicidade é governada pelos significados que damos a elas.

Suprir nossas necessidades básicas de segurança e afeto trazem uma satisfação momentânea, mas muitas pessoas pensam que a felicidade vem apenas disso, então ficam viciados em comer demais, buscar o dinheiro ou o afeto e aprovação desesperadamente. Precisamos aceitar e suprir essas necessidades, porém, a Felicidade está além disso. São os significados positivos que damos às experiências que nos tornam felizes. Crie significados ricos em suas experiências.

2° Não te disseram que a verdadeira felicidade vem de assumir a responsabilidade pela sua própria vida e despertar seus potenciais.

É tudo sobre como lidar com as situações. Como você as percebe e os significados que atribui a elas. Mesmo que você passe por experiências maravilhosas, mas com significados tóxicos, você não é feliz. E o contrário também é verdade. Quando você assume a responsabilidade de atribuir significados mais ricos ao que acontece com você, a felicidade não será possível.

3° Não te disseram que a felicidade vem de doar-se ao invés de só receber.

Somos criaturas que temos necessidade não só de receber, mas de nós doarmos também. A felicidade começa de dentro, mas se expressa fora de nós, de nosso melhor em prol dos demais que nos faz engajados na vida e com o ego fora do caminho.

 4° Não te disseram que a felicidade não é sobre você, e sim através de você.

É sobre tirar o ego do caminho. Quando ficamos “ensimesmados” nos  colocando no centro de tudo, não  alcançamos  o estado de felicidade porque o foco está na carência e não  na vida que é estar envolvido nas experiências.

5° Não te disseram que a felicidade é feita de pequenos momentos e não apenas em grandes acontecimentos.

Felicidade é estar engajado no dia a dia. O segredo do engajamento é a percepção de desafio junto com a nossa capacidade de superá-la. Isso pode acontecer em qualquer situação. Quando vemos as situações como pouco desafiadoras nos sentimos entediados; quando nos sentimos incapazes diante dos desafios da vida nos sentimos ansiosos. Somente quando equiparados, desafio e capacidade, é que nos sentimos engajados e felizes.

6° Não te disseram que a felicidade exige esforço e energia para acontecer.

Ao contrário do que muitos pensam, a felicidade não é  um estado natural, e sim, conquistada a partir da nossa postura diante das situações. Por isso precisamos assumir responsabilidade de nossa vida como no segundo princípio. O engajamento exige que nos preparemos para os desafios e também percebê-los em cada área da vida.

7° Não te disseram que a felicidade vem da criatividade em resolver os problemas e dar boas-vindas às suas emoções.

Felicidade não é sobre evitar, é sim sobre abraçar; abraçar o que você tem dentro de você e fora de você. Suas emoções não são um obstáculo, mas mensageiras de como você pode ajustar os significados que você tem já que as emoções vêm dos significados que damos para as situações. Assim também os problemas são desafios para exercitar a criatividade e engajá-los na vida.

E as nossas necessidades de segurança  e afeto são supridas quando usamos nossos melhores significados, (1°) assumindo a responsabilidade de criar esses significados, (2°) ajudando as pessoas com nossas capacidades, (3°) tirando o ego do caminho, (4°)  através do engajamento do dia a dia, (5°) esforçando e preparando -se, (6°) para abraçar suas emoções  e solucionar problemas com criatividade (7°)  A Felicidade é uma construção  de dentro para fora. Comece hoje esta obra e seja Feliz!

Cristiano  Moreira Trainer e Coach PNL/NS

Proprietário  da Dynamis  Treinamentos